terça-feira, 3 de novembro de 2020

Como se proteger do coronavírus na hora de votar

A pandemia do novo coronavírus também vai mudar nossa forma de votar nas eleições de 2020 (o primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro). Para reduzir o risco de transmissão da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um protocolo com medidas de proteção — o material está disponível para consulta no site do órgão.

Há recomendações usuais, como usar máscara cobrindo nariz e boca e aplicar álcool gel antes e depois de votar. Além disso, é recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta (azul ou preta) para assinatura do livro de presença e evite estar com um acompanhante. Nas zonas eleitorais, o distanciamento físico mínimo obrigatório será de um metro. Será proibido comer ou beber dentro dos locais de votação.

“O uso de máscara será obrigatório. O eleitor que utiliza transporte público para ir até o a zona eleitoral deve fazer todo o percurso com ela no rosto. É importante se proteger como qualquer outro dia”, afirma Luiz Fernando Aranha, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele é consultor da instituição no projeto Consultoria Sanitária para a Segurança do Processo Eleitoral de 2020, que conta também com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Hospital Sírio-Libanês.

Outra novidade será em relação aos horários da eleição. O deste ano terá uma hora a mais, com início às 7h e término às 17h. Para eleitores com mais de 60 anos, o horário entre 7h e 10h será preferencial — recomenda-se que os mais jovens não se dirijam às zonas eleitorais nessas três horas.

As regras serão mantidas em caso de segundo turno, previsto para 29 de novembro.

Passo a passo para evitar a Covid-19 no dia de votação

● Saia de casa de máscara
● Evite aglomeração no caminho até o local de votação
● Quando chegar, vá direto para sua seção
● Siga as indicações na fila de espera e mantenha um metro de distância de outras pessoas
● Após entrar na seção e mostrar seus documentos ao mesário, higienize as mãos e assine o caderno de votação. Use sua própria caneta. Caso tenha alguma dúvida na identificação, o mesário pedirá para o eleitor dar dois passos para trás e abaixar a máscara
● Vá à cabine de votação e digite os números dos candidatos. Aí higienize as mãos ao confirmar os votos e saia da seção
● Não fique dentro da zona eleitoral. Se precisar esperar alguém, faça isso na rua

Cuidados na hora de fazer campanha para seu candidato

● Use máscara o tempo todo
● Evite distribuir panfletos
● Prefira não participar de eventos com aglomeração — ou organizá-los
● Em eventos de eventos corpo a corpo, procure observar se o local é amplo para prevenir uma possível aglomeração.

*Este conteúdo é da Agência Einstein

Continua após a publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.