sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Máscara durante os esportes: o que saber na hora de escolher a sua

Temos uma boa notícia durante a pandemia do coronavírus: utilizar máscara enquanto você pedala, corre ou pratica qualquer esporte não traz malefícios à saúde para a população em geral. O cardiologista Fabrício Braga, diretor médico do Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, observou em uma pesquisa com 12 voluntários que, durante o exercício, a máscara promove uma mudança na frequência respiratória — você demora mais tempo para inspirar e expirar o ar.

“Mas não há risco. Naturalmente a pessoa vai ajustar a intensidade do treino ou a duração”, explica. O que não dá é para ficar bitolado com a performance, que tende a cair um pouco. Segundo Braga, o mais importante é achar uma máscara confortável para você na hora de malhar — sempre troque-a ao ficar muito molhada. Ah, e não se esqueça de fazer pausas para tirar o apetrecho do rosto e se hidratar.

Quer comprar uma máscara esportiva? Clique aqui.*

<span class="hidden">–</span>Foto: Mostafa Absalan/Getty Images

As máscaras descartáveis

Elas também podem ser empregadas quando você está mexendo o corpo pra valer. Por outro lado, como ficam encharcadas mais rapidamente, é importante levar uma máscara reserva.

“Se ela molha demais, perde a capacidade de bloquear o vírus”, informa o cardiologista Fabrício Braga. “Só tenha em mente que não é uma gota de suor que vai sabotar sua função. A substituição deve ocorrer quando o tecido estiver molhado”, completa.

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela SAÚDE sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Continua após a publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.