quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Depressão não é só tristeza (e nunca é frescura)

A depressão parece ter encontrado na pandemia um combustível para se alastrar mais pela sociedade. Mas, muito antes desse vírus chegar, os dados sobre depressão já vinham numa crescente preocupante.  Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE, que é patrocinado pela Janssen, a gente quer aproveitar a proximidade com o Dia Mundial da Saúde Mental, o 10 de outubro, para enfrentar a depressão de frente. Ouça:

Nosso convidado é o psiquiatra Elson Asevedo, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Ao longo do episódio, ele define o que de fato é depressão, como fica o cérebro do paciente e quais sinais ajudam a identificá-la.

Mais do que isso, Asevedo ensina como a gente pode falar sobre o tema com uma pessoa deprimida sem ser desrespeitoso. Há inclusive um guia feito pelo Movimento Falar Inspira Vida que ajuda muito nesse sentido.

É possível escutar o programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Continua após a publicidade

Se preferir, escute pelo Spotify diretamente aqui:

 

Ou pelo Youtube:

 

Continua após a publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.